10 Estratégias de Go to Market para Micro-SaaS
E algumas dicas para você lançar seu projeto com sucesso!
👋🏼 Bom te ver por aqui novamente :)
→ Novo neste mundo de Micro-SaaS? Fiz esta playlist para você.
→ Tem uma ideia e não sabe por onde começar? Conheça meu curso gratuito.
→ Veja +1.000 Micro-SaaS: Acessar diretório.
→ Junte-se a +6.000 empreendedores construindo Micro-SaaS.
🚀 Micro-SaaS em destaque: InsightvideoAI por Vitor Onofre - Transforme seus vídeos em múltiplos formatos (ebooks, mapa mental, etc)
Lançamento do Diretório de Micro-SaaS (beta)
Turma, depois de alguns meses montando nosso diretório de Micro-SaaS, estou abrindo a versão beta. Topa testar?
O que já tem nele
-> Projetos da comunidade (aproximadamente 400);
-> Micro-SaaS que estão à venda;
-> Founders de Micro-SaaS (quem faz buildinpublic, tem programa de afiliado, etc);
-> Ferramentas de AI
O que estou construindo no momento
-> Diretório de serviços (lista de fornecedores da comunidade);
-> Projetos da comunidade internacional (aproximadamente 3.6k);
-> Inspirações de landingpages.
Cadastre-se, explore, teste e me manda seu feedback por aqui.
10 Estratégias de Go to Market para seu Micro-SaaS
Olá, turma!
Começo o artigo de hoje me desculpando pelo atraso do disparo usual às terças-feiras. Pai de 2, negócios, vida... correria danada!
Bora pro artigo de hoje...
Todo final de mês eu faço uma breve análise para entender melhor para onde meu tempo está sendo alocado. O desafio de trabalhar sozinho e ter um perfil mais executor é saber quando parar, dar um passo para trás e entender se você está indo na direção certa.
No mês de novembro, investi, em média, 15 horas por semana em gestão da comunidade. São em torno de 9 horas por semana só com a comunidade privada, ajudando os membros, curando eventos e conteúdo.
A maravilha de estar no centro de uma comunidade com tanta diversidade intelectual é a quantidade de novos projetos que vejo nascer - o que acaba sendo uma das minhas maiores fontes de inspiração pessoal.
Na edição de hoje, vou trazer alguns aprendizados que adquiri assistindo e participando de alguns lançamentos dentro da Comunidade de Micro-SaaS.
Estratégias de GTM de Micro-SaaS
Go to Market é lançar seu Micro-SaaS para o mercado, a fim de conquistar clientes e gerar receita. Basicamente, é você botar sua solução na boca do povo.
1. Networking, amigos, família, conhecidos
O primeiro e de mais fácil acesso é a própria rede de contatos. Digamos que você montou um projeto para coçar a própria coceira - scratch your own itch- e você tem vários amigos que são do mesmo ramo profissional - naturalmente, eles serão seus primeiros beta testers.
O mesmo se aplica para família, amigos e pessoas do networking. Esse público tende a ser o mais fácil, e muitos empreendedores usam este canal para conseguir os primeiros 10 assinantes.
2. Redes sociais, Comunidade de Micro-SaaS e grupos do Facebook
Por serem de nicho, muitos projetos se beneficiam de grupos fechados em redes sociais, como Facebook, Reddit ou LinkedIn. Vários empreendedores lançam seus Micro-SaaS dentro destes grupos e conseguem os primeiros clientes por lá.
É um dos caminhos mais tradicionais e, raramente dá errado. Eu mesmo já lancei vários projetos assim, inclusive, na minha Startup, atingi R$ 2k de MRR (faturamento mensal) usando grupos do Facebook em 2015.
3. Canais pagos
Google Ads para produtos fim de funil. Meta Ads para topo de funil. Essa é a regra que mais vejo nos lançamentos.
A grande maioria dos projetos da comunidade usam Ads. Seu uso é inevitável para conseguir ir de 10 para 100 clientes e, assim por diante.
Ponto de atenção: O desafio de começar muito cedo é descobrir, caso a conversão esteja baixa, se é por conta da sua proposta de valor, público-alvo ou modelo de negócio que podem estar errados.
Por isso acredito que faça sentido ir para Ads quando você tiver mais claro sua proposta de valor e público.
Para curto prazo, os canais pagos ainda são os favoritos dos empreendedores de Micro-SaaS no Brasil.
4. Parcerias com influenciadores e infoprodutores para afiliados
Muitos projetos, principalmente para infoprodutores, estão surfando a onda dos afiliados. Acaba sendo um ganha-ganha entre os infoprodutores e os empreendedores de Micro-SaaS neste mercado.
Estas parcerias acabam dando muito certo. São vários cases de sucesso (assista a esta live) que estão rolando agora e tem sido uma excelente estratégia de GTM para a galera que monta Micro-SaaS para este mercado.
O maior case da comunidade, até então, é o da Clonou, que cresceu 10x em 6 meses. Farei um artigo dedicado a este estudo de caso.
5. Midia Equity
Muitas parcerias estão saindo da comunidade entre criadores de conteúdo com audiência e empreendedores de SaaS. Elas acabam dando tão certo, que para o criador de conteúdo é muito vantajoso, já que ele tem o canal de distribuição pronto.
Esta é uma excelente estratégia de GTM e parceria. Falei um pouco disso aqui.
6. Criar posts virais é uma tendência para escalar B2C
Essa é uma estratégia que têm funcionado bem, principalmente para o pessoal que atende ao mercado black (crypto) ou ferramentas mais topo de funil (principalmente para B2C), como o PDF.AI, que gera em torno de 2M visitantes por mês usando essa estratégia no TikTok/Instagram com uma agência parceira.
7. Micro-SaaS que são construídos em cauda longa de SEO
Outro canal bacana de GTM são projetos de cauda longa. Existem vários deles que nascem focados em SEO. Normalmente são empreendedores técnicos que querem aprender sobre o tema e fazem projetos como um experimento.
Estes Micro-SaaS acabam crescendo e se tornando negócios rentáveis. Inclusive, tenho um artigo sobre um projeto que nasceu assim.
O desafio para este modelo de GTM é que ele é mais lento e você precisa ter bastante clareza do modelo de negócio antes de lançar, porque qualquer mudança no modelo pode impactar meses de trabalho.
7. Projetos que nascem com produção de conteúdo
Estes projetos são cada vez mais comuns. Eis alguns lançamentos que vejo bastante:
Build in Public: empreendedor que constrói o projeto em público e vai montando audiência. Os próximos projetos (ou o atual) acabam se beneficiando desse crescimento orgânico.
Um exemplo é o Tiago Costa, que tem 3 Micro-SaaS graças ao seu BuildInPublic. O terceiro lançado estava com R$ 4 mil de faturamento mês (MRR) antes mesmo de o produto estar desenvolvido.
Outros canais que vejo o pessoal lançando são: Newsletter (substack, a maioria), YouTube, Instagram e X.
Vejo bastante lançamento de ferramenta que usa a própria solução para fazer GTM de conteúdo. Exemplo disso é a Voicefy, que usa a própria solução para produzir conteúdo na sua newsletter.
8. Free tools
Vejo muitos empreendedores construírem ferramentas gratuitas para gerar mais leads. Essas ferramentas têm os mais diferentes propósitos: calculadoras, diretórios, prompts, etc.
Essa estratégia funciona muito bem parar gerar leads, ganhar SEO, fazer o lançamento várias vezes em plataformas internacionais. Falo sobre esse tipo de projeto neste artigo.
9. Lançamento no Product Hunt (internacional)
Um caminho muito comum para quem constrói Micro-SaaS para o exterior é fazer o lançamento nas plataformas locais. A mais conhecida acaba sendo a Product Hunt que costuma trazer os early-users.
Como comentei no ponto acima (free tools), muitos empreendedores lançam seu projeto e depois lançam novamente as free tools que conectam com seu projeto principal - conseguindo fazer vários lançamentos no mesmo lugar gerando mais leads.
Veja uma live sobre o tema aqui.
10. Marketplaces
Extensões do Chrome, marketplace da Shopfy, AppleStore, PlayStore, Slack, Salesforce, Zoom, etc
São diversos exemplos de empresas que têm marketplaces embutidos e vários empreendedores construindo soluções para eles.
Veja abaixo o estudo de caso do Leo. Ele construiu dezenas de extensões nas Stores e algumas cresceram bem organicamente.
Lançar um Micro-SaaS em um marketplace significa que o passo da divulgação acaba sendo facilitado, já que há uma baixa barreira de lançamento. Assim, Leo lançou o aplicativo e o testou de forma “crua”, sabendo que as pessoas encontrariam a extensão no marketplace, não precisando de muita divulgação.
O segredo de lançar em marketplaces é que eles ajudam a trazer usuários de forma orgânica, mas o desafio é claro: você depende de um terceiro para ser encontrado.
Algumas dicas para quem está lançando
Não façam coisas escaláveis: Não busque os canais mais escaláveis, a melhor tecnologia ou a melhor infraestrutura. Seu Micro-SaaS não vai ser viral e você não vai ter mil pessoas comprando por hora. Não se preocupe. O foco precisa ser em validar sua proposta de valor e seu modelo de negócio.
Foco nos feedbacks: Durante o GTM, o foco precisa ser em pegar feedbacks o mais rápido possível. Não fique criando mil mecanismos para coletar depoimentos dos usuários. Faça um grupo no WhatsApp e seja o mais simples possível.
Entreviste os usuários: Converse com as pessoas. Se você ainda tem dúvidas de quem é seu público-alvo, invista um tempo em conversar. Façam pesquisas no onboarding dos usuários, se aproxime dos seus leads.
Cuidado com a “Síndrome do MVP perfeito”: A síndrome do impostor ocorre quando os empreendedores ficam em sua zona de conforto adicionando mais recursos, em busca de abordar todos os possíveis casos de uso para tornar o lançamento perfeito. Esse perfeccionismo, normalmente, leva a 2 caminhos: ou nunca lançar (e ficar dando desculpa de que não entende nada de marketing) ou lançar e precisar pivotar o produto (e muitas vezes se desmotivando no processo).
Antes de começar a construir um produto, se pergunte essas 4 coisas:
Quem é meu perfil de cliente?
Qual problema estou resolvendo?
O que meu produto vai gerar para essas pessoas (economia de tempo, dinheiro, etc) e como posso encontrá-las?
Como vou ganhar dinheiro com o projeto?
Estes são os 4 pilares de um MVP escalável. Tenho um vídeo sobre isso também.
Obrigado por ler até aqui :)
ps: quer ajuda para validar, construir, lançar e escalar seu Micro-SaaS?