O Micro-SaaS brasileiro que fez R$ 50k com o TikTok em 40 dias
Um presente de namoro que teve um ROI infinito
👋🏼 Bom te ver por aqui novamente :)
→ Novo neste mundo de Micro-SaaS? Fiz esta playlist para você.
→ Tem uma ideia e não sabe por onde começar? Conheça meu curso gratuito.
→ Veja +1.000 Micro-SaaS: Acessar diretório.
→ Junte-se a +8.500 empreendedores construindo Micro-SaaS.
📌 CRM omnichannel #Ad
Quando a estrutura começa a crescer, você passa a receber comunicação de múltiplos canais. WhatsApp, landing-pages, canais de suporte, redes sociais, e-mail, e assim por diante.
Para resolver isso, criei uma conta no Crisp, centralizando todos os canais e WhatsApp, dentro de um único CRM.
Todas as respostas vão automaticamente para o Crisp, centralizando as conversas, captando dados em todos os momentos, e criando uma lista segmentada para disparos via WhatsApp ou e-mail marketing.
🧠 Gentil lembrete
Estamos navegando em tempos difíceis, com muita volatilidade no mercado, nas empresas, e com demissões em massa. Nunca dependa integralmente de seu salário.
Pare, estude, lance seu Micro-SaaS o quanto antes. Desafie você mesmo a sair da zona de conforto.
Quem sabe essa pequena renda extra, esse pequeno exercício de empreendedorismo, não se torne a peça que falta no seu quebra-cabeça financeiro?
Não coloque todos ovos em uma única cesta.
O Micro-SaaS brasileiro que fez R$ 50k pelo TikTok em 40 dias
O estudo de caso de hoje é do André Elias - um empreendedor que recentemente lançou seu Micro-SaaS LoveYUU, e que apareceu no canal do Youtube do Lucas Montano, Many Deyvin. Esta newsletter, inclusive, está chamando bastante atenção da galera da comunidade.
O case é bem bacana, e traz algumas lições importantes sobre validação e go to market. Além disso, deixa claro que estamos vivendo em uma era de muito conteúdo, em que os mais criativos conseguem surfar muita onda.
André faz parte do meu grupo Micro-SaaS PRO. Um grupo de founders focado em construir e lançar múltiplos negócios. No grupo, há encontros quinzenais, mentorias, workshops e networking. Se você está montando um Micro-SaaS, te convido a conhecer.
Quem é André Elias
André tem 25 anos, e é desenvolvedor criativo.
Na sua trajetória, deu início aos estudos em ciência da computação, mas, depois de 4 anos, por conta da pandemia, acabou desistindo de concluir o curso.
Nesse meio tempo, enquanto cursava a faculdade, trabalhou na Hotmart como analista de dados, o que fez com que tivesse muito contato com produtores de conteúdo, conhecendo esse mundo mais de perto.
Depois de um ano e pouquinho, resolveu sair e buscar novos desafios profissionais, principalmente na área de desenvolvimento - que foi o que mais curtiu.
André sempre testou side-projects durante a jornada. Já resolveu problemas de vários familiares construindo pequenas soluções - famoso coçar a própria coceira.
Seu sonho sempre foi construir o próprio negócio.
Chegou até a receber um convite para ser co-founder de uma Startup, que acabou não dando certo - mas, a experiência o deixou mais animado ainda para empreender.
Vendas - o maior desafio (e oportunidade) de todo desenvolvedor
O maior desafio do André sempre foi vender. Tanto seu tempo como seus projetos. Isso afetava diretamente todas as outras áreas de seus negócios.
“Nunca curti muito essa parte de prospecção, de negociar, etc.”
Essa barreira trouxe bastante desafios em sua jornada como freelancer. Por isso, sempre teve poucos clientes, embora fiéis.
Esses desafios atrapalhavam diretamente todos os seus lançamentos.
Por exemplo, André desenvolveu um projeto chamado MyVendas.
Esse projeto demorou entre 6 meses e 12 meses para ser desenvolvido e, na hora de lançar no mercado, ele ficou com receio por conta dos primeiros “não’s” que recebeu. Isso o desanimou, e o projeto acabou sendo engavetado.
Gentil lembrete: se seu MVP demorar mais de 1 mês para ficar pronto, dê um passo para trás e repense sobre ele.
Em 2023, André recebeu um convite para trabalhar em uma empresa americana como desenvolvedor, e está lá desde então.
“Foi trabalhando com os gringos que eu conheci esse mundo dos Indie Hackers e comprei o sonho de ser um solopreneur.”
O "click" - mindset
O segredo de entrar no mundo do Micro-SaaS e se tornar um solopreneur ou multipreneur, não está na construção do produto.
Está no mindset.
André, ao conhecer o ecossistema Indie, começou a entender que o sucesso não está no melhor produto, ou em melhorar suas habilidades de código, mas, sim, na habilidade de construir e lançar negócios rapidamente.
Lançar rápido para aprender sobre o mercado, sobre os clientes, sobre o que dá certo ou não - mesmo tendo pouca ou nenhuma experiência no tema.
“Lançar produtos rápido, validar, itinerar e crescer.”
Além disso, essa transformação de mindset abriu um novo horizonte que o André jamais havia imaginado: produção de conteúdo.
Então, o André já sabia o que queria fazer, mas faltava a ideia. Por onde começar? E com esse mindset, um dia, teve uma ideia para “coçar a própria coceira”, e assim surgiu seu Micro-SaaS e case de hoje, LoveYUU.
LoveYUU
No dia dos namorados, há 2 anos, André estava meio “duro” para comprar um presente para sua namorada. E aí teve uma ideia.
“Um pequeno QR code que levava ela para um site, bem simples, que tinha as fotos do casal rodando a cada 5 segundos, e um contador do tempo em que estão juntos.”
Uma ideia simples e criativa. E advinha? Ela AMOU o presente.
E com toda essa inspiração Indie, de lançar rápido e coçar a própria coceira, ele foi lá e construiu um MVP em alguns dias, se perguntando:
“Será que alguém mais amaria receber esse presente?”
Uma vez que o MVP estava pronto, ele começou a soltar em várias comunidades e sub-grupos de namoro e relacionamento.
Para sua surpresa, um post no Reddit acabou viralizando e gerou seus primeiros assinantes - validando a ideia e dando uma pista mais sólida para seguir nessa linha de conteúdo orgânico.
“Quando alguém paga pelo seu produto, é o principal indicativo de que existe demanda."
O framework de validação orgânico
Passo a passo:
Descobriu quem é seu público-alvo, e pesquisou tipos de conteúdos que os creators fazem. Começou validando por sub-comunidades no Reddit;
Construiu um conteúdo no formato de storytelling com a sua namorada para testar engajamento dentro da comunidade;
Postou no formato de conteúdo pessoal, deixando ele sem a intenção de venda, e isso foi super importante para gerar engajamento (em vez de propaganda ou foco em funcionalidades);
Testou postar em múltiplas redes sociais antes de dar certo em alguma.
Público-alvo + proposta de valor validada.
Próximo passo: go to market
Em paralelo, foram testados 2 formatos de GTM.
Anúncio pago: Testou anuncio pago no Meta Ads, e também no Tiktok. Mas, não deram certo, pois o CAC estava muito caro.
Conteúdo orgânico: A esposa decidiu fazer um vídeo no Tiktok, filmando em primeira pessoa, mostrando a ferramenta e o presente do marido. Esse video viralizou, e teve mais de +1M de visualizações.
Dobrou o tráfego no canal que mostrou sinais positivos.
Começou a produzir conteúdo e pagar outros influencers para postar o mesmo modelo de vídeo. Vários deles viralizaram. Teve vídeo, inclusive, que bateu +3.5M de visualizações.
95% das vendas vieram do Tiktok, de conteúdo orgânico.
A receita do orgânico para Micro-SaaS
Já mencionei várias vezes, mas, é sempre bom reforçar a importância do conteúdo. Se você conseguir criar conteúdo que mostre a proposta de valor do seu negócio, através da perspectiva do usuário, você consegue criar um conteúdo matador para seus negócios.
Você pode fazer vídeos “faceless” e seu negócio explodir no orgânico.
O segredo de produzir conteúdo é seguir sempre as mesmas fórmulas: vídeos curtos, que despertam curiosidade.
Normalmente, o TikTok demora umas 3-4 semanas para começar a divulgar os vídeos organicamente. Às vezes, a pessoa posta e acha que deu pouca visualização, mas, ele demora para entregar.
O Tiktok, em se tratando de marketing orgânico, não tem como ser batido. No fim, ele entrega muito e é fácil de viralizar.
Produção de conteúdo
O sucesso do LoveYUU explodiu, e o André aproveitou para fazer um Build in Public, já que isso gera muito engajamento. Apesar de a esposa ser contra essa exposição, o André decidiu apostar e investir no longo prazo. Produzir conteúdo poderia mudar sua vida.
“Poderia ficar ganhando recorrentemente da LoveYUU para sempre, mas, queria construir um público, trazer um audiência, para amanhã lançar novos produtos em uma base engajada.”
Assim, ele aproveitou o hype para lançar seu vídeo, que em alguns dias, mais uma vez, viralizou, e trouxe +- 3 mil seguidores em todas suas redes, como YouTube, Instagram e Threads - tudo isso em menos de 1 semana.
Aproveite, e siga o Andrezão para dar uma força.
O framework resumido
Validação o ICP através de comunidades, como Reddit;
Lançamento e validação do MVP no orgânico;
Produção de conteúdo da proposta de valor em formato de storytelling;
Pagamento de outros influenciadores para fazer um conteúdo semelhante aos que viralizaram (do mesmo nicho);
Repeat.
Principais lições aprendidas
Mudança do mindset: produto é só um meio, e não um fim. Dev é muito perfeccionista, e a primeira versão deve ser a mais simples possível;
É fundamental ser simples e tentar terminar o mais rápido possível, se não, o dev entra no loop da Síndrome do MVP perfeito (principal armadilha dos desenvolvedores);
Ter coragem para botar a cara. Muitas vezes, temos medo de divulgar o produto ou de produzir conteúdo. Às vezes, você pode achar que está incomodando as pessoas, mas, se o André tivesse essa mentalidade, não teria lançado seu negócio;
O segredo está no storytelling. Mostrar que você é uma pessoa de verdade. Assim, as pessoas simpatizam com você, com sua história.
Parabéns pelo projeto e pelas lições aprendidas, André.
Obrigado por ler até aqui :)
show de bola! estou me inspirando na história dele para criar meu próprio saas!